Olha, muitas doenças e disfunções originam-se de um fator básico, que se as pessoas o compreenderem, grande parte da saúde delas será reforçada: as energias reprimidas. As energias reprimidas no corpo começam a machucar as células, a pesar a mente, prejudicando a saúde pessoal. Uma pessoa saudável é aquela pessoa leve, que não deixa nenhuma energia ficar presa ao corpo. Isso não é algo sobrenatural, é uma sabedoria natural. Todos os animais a possuem.
O estado natural é esse: a energia entra, circula e vai. Tudo na natureza é assim. Repare bem nos animais, eles estão vivendo com essa sabedoria. Note o cão. Quando ele quer brincar, mesmo que você não brinque com ele, ele começa a abanar o rabo e se mover. A energia entrou nele e circulou no corpo, tomando a forma dela. Os gatos também são mestres nesse ensinamento. Repare neles. Estão sentados, quietinhos. Você faz um barulho, ou eles percebem algo fora do comum. Uma inquietação brotou, então ela entrou no corpo e tomou a forma dela. Olhe para o rabo deles, eles começam a bater o rabo para lá e para cá, com o resto do corpo quieto.
Quando os gatos veem algum sinal de carinho, ou quando os acariciamos, a energia entra no corpo deles e toma forma. Eles vão se esfregar na gente, se esfregar no gato que aparecer na frente, ou mesmo se esfregar no banco que estamos sentados. O homem não é diferente dos animais, pelo menos a nível de corpo, é a mesma natureza. Diferimos em consciência, mas em corpo, em carne, somos iguais. A energia também entra no homem e deve circular, tomando forma no corpo. Esse é o meio natural, e o meio natural é o meio saudável.
As pessoas não se movimentam mais, estão duras. Talvez seja por medo, timidez - se em público -, ou apenas por falta de entendimento, por acharem certas coisas loucuras. "Estou me alisando na cama? Eu não devia fazer isso, ora, não sou doido..." O gato não é doido, o cão também não é doido, muito menos o passarinho; eles são saudáveis.
O homem deveria aprender um pouco com os animais, no que diz respeito à sabedoria natural. Ou com as crianças, que por não terem uma mente conceitual ainda, agem da mesma maneira. Aquele homem que permite que a energia circule, que assim que surja, tome forma no corpo, é saudável de uma maneira radicalmente contraditória à maioria. Ele está sempre presente, vivendo o momento. A energia não fica presa na mente, girando sem sentido. É um estado muito próximo à iluminação.
É por isso que alguns mestres, no mundo da magia, ensinam o homem a "dançar a música do mundo". Esse ensinamento pede ao homem que dance conforme a natureza pede no momento, sem nenhum sentido ou ordenamento. Apenas deixar o corpo se balançar conforme sentir. O homem perdeu a capacidade de se movimentar de acordo com a energia, então esse ensinamento é um meio de tentar fazer com que o homem resgate essa sabedoria natural.
No meio social, estamos em contato com milhares de energias. Se o homem não movimenta o corpo, não permite que a energia circule, então isso pode gerar uma série de problemas. Se ele chega em casa e se sente pesado, isso é um forte indicativo de que não está deixando a energia tomar forma no corpo. Ela está acumulando lá dentro.
O homem que é como os animais, vivendo a sabedoria natural do corpo; para onde vai e de onde sai, está sempre leve. Nada acumula. Tudo o que vem, toma forma no corpo e vai.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.