Dentro de cada homem, reside um espaço que é exclusivamente dele. É uma terra fértil. Ninguém pode entrar naquele espaço a não ser que o homem permita, que abra a porta, porque só ele tem a chave. É o espaço onde geralmente os sonhos mais íntimos estão acontecendo.
Esse espaço está em aberto ao homem para o cultivo. Ele faz do seu jardim o que ele quer. Esse jardim está de algum modo conectado ao mundo, porque pode refletir em aspectos dele. Coisas podem acontecer no mundo refletindo o que está sendo cultivado no jardim. Também está intimamente ligado ao modo como o homem vê e sente o mundo, então alguns aspectos emocionais do homem também são frutos do que está acontecendo ali.
O que é cultivado no jardim, é obra única do homem. Ele passa a ser o dono daquele espaço à partir do momento que toma ciência dele. O mais comum é não se ter ciência desse jardim, desse espaço, porque é preciso olhar para dentro e descobri-lo. É preciso de uma pequena dose de autoconhecimento. Não tendo ciência, o cultivo do jardim ocorre de um modo caótico, sem orientação, então é puramente acidental, fruto do meio. Mas isso pode ser mudado pelo homem.
Quando o homem toma ciência desse espaço, dessa terra fértil, pode começar um reflorestamento. Pode tirar tudo o que veio sendo semeado sem cuidados, e iniciar uma nova plantação. Tirar a terra antiga e trocá-la por uma nova. Pode começar a preencher o espaço com bons sonhos, esperanças, bons pensamentos, amor; o que ele desejar. Começar a colocar as sementes.
Depois de semeado o jardim, de cuidado, as mudas começam a crescer. O que antes era esforço para criar bons sonhos, esperanças, amor, bons pensamentos; começa a acontecer de forma natural. O homem começa a sentir e produzir essas coisas espontaneamente, sinal de que o que foi semeado está crescendo.
O homem, para realizar uma boa colheita, precisa ser exatamente como o jardineiro: precisa estar atento ao que está acontecendo no seu jardim a todo tempo, sempre observando, para que nada entre ali sem o seu consentimento. Se o homem fizer um bom trabalho, o jardim secreto começa a dar frutos, que ele pode colher e usá-los.
É bom estar atento ao jardim, porque muitas das coisas que acontecem na vida do homem hoje, ou mesmo coisas que ele sente, podem ser frutos do que foi colocado ali durante o percurso de sua vida. Algumas pessoas crescem num ambiente de amor, então isso acaba resultando num jardim bonito despropositalmente, rendendo uma vida de bons frutos. Mas outras pessoas crescem num ambiente hostil, então o seu jardim secreto é um verdadeiro pântano sombrio.
Mas nada é desculpa para fazer-se de vítima e aceitar o destino onde cresceu. Todo homem pode tomar ciência do seu jardim secreto e iniciar uma nova plantação. Se o homem souber fazer isso, pode acontecer de ser ele mesmo o criador de um novo ambiente de amor. As árvores de seu jardim poderão estar crescendo tão saudáveis, que estarão elas mesmas dando frutos e plantando novas árvores, se multiplicando sem parar.
A partir de um momento, o homem só faz observar. Todo o trabalho que gastou na criação de novas sementes e no cuidado constante, rendeu uma colheita saudável. Essa colheita por si mesma começará a plantar novas árvores e multiplicar os frutos, que o homem seguirá apenas vigiando para que nada aconteça que possa estragar o seu jardim.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.