Um rapaz foi encontrar-se com o homem sábio do mosteiro. Tinha mandado uma carta dizendo que iria lá, para um conselho. O homem disse que tudo bem, aceitou a sua visita, disse que poderia ir.
Quando chegou lá, o rapaz contou que andava muito preocupado, ansioso, e que isso não o deixava ter paz. Perguntou se havia um jeito, ou alguma coisa que pudesse fazer para que isso não acontecesse. Na verdade, para que conseguisse ter paz. Perguntou do que precisava para isso.
O homem do mosteiro parou por um tempo, virando o rosto para o lado. Parecia estar viajando internamente, com o olhar distante. Depois de duas piscadas, olhou de volta para o rapaz e disse:
Fique uma noite inteira sem dormir até o cansaço ser sentido bastante pelo corpo. Note como você sentirá uma paz incomum... É porque você estará com pouca energia, então a sua mente silenciará por um tempo. Se estivesse com energia, você estaria gastando-a com processos mentais, que te tiram a paz. Isso vai ser bom apenas para te dar uma ideia do que seria ter energia e não gastá-la em processos mentais.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.