!

!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Viver Inteligente


Cuida de teu espírito, independente do que esteja acontecendo no mundo. É preciso considerar que é possível viver de um modo mais inteligente, e a primeira coisa nesse caminho é compreender que é raro alguém viver assim. Sendo raro, não se pode usar o outro como referência, porque muito provavelmente ele não é um desses. Aquele que deseja viver inteligente tem de ser o primeiro. Tem de ser a sua própria referência.

Se o mundo está em guerra, a decisão de entrar na guerra é exclusivamente de cada um. Não é obrigatório ir com a maré. Isso é uma escolha. Ao entrar para a guerra, a guerra também está entrando no corpo. Então é melhor pensar bem. Eu sei que noventa por cento entra para a guerra, seguem o fluxo, mas sei também que apenas os outros dez vivem bem. Cabe a mim escolher qual deles eu quero ser.

Um dos grandes erros é seguir a "razão". Muitos homens se seguram na razão e acabam se perdendo com ela; condicionados por ela. Se alguém age mal, a razão pede para puni-lo. É irresistível, porque a punição tem razão. A razão é muito sedutora. Mas é uma sedução perigosa, porque pode corromper. Ao punir alguém, o próprio espírito está sendo contaminado com a ação - com agressão, com conflito. Isso fica grudado na energia do corpo. São sementes de um futuro. Então, às vezes, vale mais a pena abandonar a razão e deixá-la de lado. Não castigar, deixar para lá. Deus cuida de cada um de Seus filhos, então só a Ele deveria caber julgar. Esse papel é muito duro, muito rude. Se Deus pode fazê-lo, melhor deixar com Ele. Para que sujar as mãos? Não vale muito. Vale mais manter o espírito limpo.

Use o seu espírito como um campo de cultivo. Cultive ali o que você deseja ter em vida, mesmo que isso não exista ou que seja escasso no mundo. O trabalho de jardinagem é um trabalho de paciência, de anos. O jardineiro planta hoje para colher daqui a 10 anos. Mas a colheita é garantida. E quando começa, é larga, porque o jardineiro não planta uma semente só, ele planta mais de 100. Quando as árvores crescem e começam a dar frutos, os frutos são sequenciais, porque as árvores já estão adultas. Sazonalmente, elas estarão dando frutos, e o jardineiro apenas precisará ficar atento para que continuem saudáveis.

O viver inteligente é um viver raro. Se você se comparar com o meio, se tentar ser igual, provavelmente estará caindo num buraco. Não enxergue o mundo com os olhos, procure vê-lo com o coração. Muitos estão comendo os frutos hoje, mas não estão plantando as sementes. Os frutos vão acabar logo, logo, porque são emprestados. Têm um limite. Isso é o que você não está vendo. Então não se compare, plante o seu próprio jardim. Espere, seja paciente. Quem planta sempre colhe.




~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.