Desenvolva a maior e menos valorizada qualidade humana: a capacidade de errar. Não há melhor qualidade. Poucos desenvolvem esse quesito, sem perceberem que esse é o quesito mais poderoso.
Existe um medo tremendo do erro. Errar faz o corpo tremer, tira o nosso chão, desestabiliza a gente. Errar virou um bicho papão. Estamos temendo o erro como uma criança teme o monstro em baixo da cama.
Mas há um segredo oculto nas coisas que mais tememos e se continuarmos temendo-as, não o descobriremos. De algum modo, nossos medos estão ligados aos nossos desejos. Um atua como ponte para o outro.
O erro é como um amolador de espada, ou como um afinador de um instrumento. Quanto mais você erra, de forma natural, mais vai afiando a sua espada ou se aproximando da afinação do seu instrumento. Quando você já errou o bastante, significa que deu vários saltos inseguros na direção do seu desejo. A sua espada foi amolada a cada novo erro, pode ser que ela já esteja com uma afinação mestra. Isso é algo que não tem preço e que não pode ser comprado. É algo que não pode ser adquirido por leitura, por algum processo mental. É algo que não pode ser ensinado. A espada que está em suas mãos agora, e que lhe foi concedida por fruto de sucessivos movimentos errôneos, está afiadíssima. Agora você pode usá-la com um poder muito mais cortante.
Logo você se habitua a errar, e é possível que até comece a motivar isso a próprio gosto. Você percebe que ganha mais no erro do que no acerto. Acertando, não há ganho. A coisa acontece e termina ali. Mas quando erra, se aproxima mais da capacidade de acertar. Sua habilidade sofre um upgrade. Você upa de level.
Note que estão todos temendo o erro. Aquele que se torna destemido a ele, começa a dar um salto muito à frente de toda a humanidade.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.