Tenha coragem, realize as suas
fantasias. Aos poucos, você verá o sofrimento indo embora e no lugar dele
nascendo um prazer em estar vivo. Sua vida volta a ter um brilho, porque
realizar as suas fantasias significa trazer novamente aquela criança abandonada
no peito à vida. É naquela criança que mora toda a alegria. Quando aquela
criança volta à pele, a pele volta a sorrir.
Aquela criança é meio maluca, e com medo de não ser compreendida ela é reprimida. Não há muito sentido lógico nas coisas que ela quer fazer. Ela quer pintar o olho, quer se vestir de preto, quer pendurar uma caveira no pescoço. Ela quer colorir o cabelo, quer chamar atenção, quer fazer cara de mal. Ela quer sentar em cima do muro, fumar um cigarro. Que sentido há nisso? Não há sentido nenhum.
As pessoas sofrem porque se tornaram adultos, ficaram sérios. Ser adulto significa não fazer mais coisas de criança, significa não ter mais desejos sem sentido. Ser adulto significa ser lógico, racional, calculista. Ser adulto significa abandonar o presente e pensar no futuro. Ser adulto significa colocar a criança interna dentro de uma gaiola e trancá-la.
É por isso que os adultos riem pouco, e quando riem, parece forçado. O riso dos adultos não é natural, é meio escandaloso. Não há leveza no sorriso deles. É um sorriso duro, parece um sorriso de desespero. E deve ser mesmo. A alma está querendo sorrir, e qualquer brecha que encontra, qualquer motivo, tenta sorrir o máximo que pode. Os adultos são mendigos. A vida deles é carregada e pobre emocionalmente. Qualquer brecha para aliviar esse peso eles tentam aproveitá-la e acabam se agarrando a ela. Eles querem repetir a brecha, pois encontraram um meio momentâneo de terem um suspiro de alívio.
Diferente dos adultos, as crianças não têm motivo nenhum para sorrir. Apenas o fato de estarem sendo elas mesmas, sem repressão, já traz um sorriso ao rosto. O sorriso delas é leve, totalmente natural. Não há nenhuma necessidade do sorriso, então também não há nenhum apego relacionado a ele, e por isso o sorriso acontece com uma enorme beleza. Não há nada se agarrando ao sorriso. Quando elas estão tristes, não buscam sorrir, elas ficam tristes. Tudo o que a alma pede é realizado pelo corpo. Isso é sabedoria natural. As crianças possuem isso até os adultos burros corrompê-las, até os adultos burros tentarem interferir em sua natureza.
O adulto burro deveria aprender com a criança ao invés de ficar ouvindo outros adultos burros que ficam buscando razões para a sua infelicidade. O adulto é infeliz porque trancou a criança na gaiola. Essa é a única razão. Não é por causa da mãe, nem do pai, nem do namorado, nem do filho e nem do mau emprego... É por causa da criança reprimida. Ela ainda existe, lá no fundo, está gritando socorro. É por isso que o adulto sofre. Ele não escuta o grito de sua criança interna.
O adulto que libertou a sua criança possui o mesmo brilho da juventude. Ele pode mantê-lo para sempre se souber estar conectado com a sua criança e sempre escutando-a. Esse brilho vai para os olhos, vai para a pele, vai para a boca e vai para as palavras. Esse brilho enfeita a vida da pessoa em todos os sentidos. A vida do adulto criança é pura luz.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.