O Espírito de Luz é amigo de todos, dos homens e dos animais. Através de suas ações, eleva o bem natural e dissolve o mal, revelando a natureza maligna dele. É benevolente, honesto e dotado de grande sabedoria. Suas ações são espontâneas, não utilizando de intenções para chegar aos seus resultados.
Não prioriza ninguém, mas pode iluminar particularidades de algumas pessoas. Se alguma pessoa é foco de sua atenção, esta ação é dada em função do bem natural e não em função de valores pessoais do indivíduo que o faça ser priorizado em relação aos outros de sua mesma espécie.
Sua grande tarefa na terra é sair da mente do homem e atingir o seu coração, despertando ele para a sua realidade transcendental que o revela a sua verdadeira natureza, que também é Espírito de Luz.
Atua através de um amor que não possui ligação cultural com os preceitos dos homens. É um amor que os liberta das armadilhas construídas por eles mesmos ao agirem de acordo com valores que não foram construídos com a compreensão de serem seres transcendentes. Essas armadilhas conduzem ao sofrimento, os mantendo reféns de uma racionalidade que os impede de agir conforme a sua real natureza divina.
Ele é intuitivo, absolutamente intuitivo. Trabalha em conjunto com uma força que está além dos sentidos humanos; como tato, olfato, visão, paladar e audição.
Por esta razão, na maioria das vezes é mal compreendido pelos seus semelhantes; podendo ser julgado louco, bruxo, manipulador ou possuidor de algum pacto com seres demoníacos.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.