Se render exige mais coragem do que você imagina, e também rende mais bons frutos do que você por hora faz ideia.
Exige coragem porque exige uma certa característica de fé cega. Você precisa confiar no que sente e agir em conjunto com isso. Não se engane, isso é bastante difícil, porque a tendência geral é seguir certos condicionamentos.
Por exemplo, nos relacionamentos - conjugais ou familiares -, estamos todos seguindo certos condicionamentos, exigências éticas, padrões mecânicos. Você tem que responder àquela pessoa, tem que desejar boa noite, tem que desejar bom dia. Às vezes você faz isso mesmo não querendo fazer, simplesmente porque é a sua obrigação como cônjuge. Isso é burrice, mata quem você é de verdade. Qualquer movimento oposto ao natural significa afastar-se de Deus. E se você se permitir repetir isso continuamente, se tornará um hábito.
É por isso que atingir a rendição exige coragem, muitas vezes você irá contra a tendência geral. Você está se relacionando com alguém e não sente vontade de responder. Então você não responde, você some. Você sente vontade de dizer que ama, então você diz; logo depois, você desaparece por três dias. São atos estranhos, fora do comum. As pessoas irão te criticar. Você poderá acabar acreditando que irá perdê-las por isso.
Isso não acontece. Incrivelmente, acontece o inverso. Aquela pessoa que é verdadeira, independente do quão estranha, diferente e polêmica seja, desperta a verdade nos outros. No começo, ela pode causar um leve choque, porque surge com ações novas, novidades. Mas esses choques florescem, porque surgem da verdade. Algo dentro das pessoas responde a esses choques, e essa resposta reconhece que há algo de especial naquele ser estranho.
Quem opta pela verdade descobre o inimaginável em sua estranha loucura honesta e verdadeira. Ele não é rejeitado. Isso pode acontecer num primeiro momento apenas, porque a reação inicial ao novo é a rejeição. É um ato mecânico. Essa rejeição muda de aspecto, porque a verdade vence o mecânico, ela se torna atração.
A verdade sempre beneficia aquele que foi corajoso para ser um com ela. A verdade ilumina, eleva. Ela rende uma horta inteira de bons frutos.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.