Perceba que a cada nova ação, a cada novo contato, a cada novo encontro - seja no elevador, em casa, na rua, uma mensagem enviada ou um papo virtual - algo imediatamente muda em você. Há uma mudança de posição. Isso é algo interno, e é algo bem sutil. É como se você se locomovesse, saísse de sua posição inicial onde se encontrava.
Se você não tem essa percepção - a percepção imediata de uma mudança - significa que o seu estado de alerta é muito baixo. Isso não é bom. Significa que não há autoconhecimento, e isso significa também que você está absolutamente susceptível às marés emocionais. Você não tem nenhum centro, nenhuma base concreta. Nenhuma estabilidade, nenhuma referência.
Se este é o seu caso, mantenha o hábito de crescer o seu estado de alerta. Isso crescerá a sua qualidade de vida e a sua inteligência emocional. Você pode dar intervalos durante o dia para fazer uma breve meditação - ficar alerta às percepções internas durante alguns minutos -, ou você pode simplesmente focar em tornar-se alerta seja aonde estiver... Isso quer dizer assumir uma posição de investigador, buscar perceber tudo o que está acontecendo entre o externo e a resposta interna a ele.
Quando estiver já um pouco mais alerta, isso significa que o seu grau de percepção terá crescido. Então você notará essas breves locomoções de consciência. Alguém se aproxima, você sente ela se locomovendo. Você fala com alguém, age, sente ela se locomovendo...
Nesse ponto, assuma a posição de estar retornando. Você se desloca do seu centro e imediatamente busca retornar. Torne isso uma constante. Chegará a um momento em que o retorno será praticamente automático, espontâneo. Nesse ponto, você está centrado. Não há mais como você se perder. O seu centro se tornou tão conhecido que ele mesmo estará puxando-o de volta para ele.
Nesse ponto, no concreto autocentramento, esse centramento poderá se tornar tão intenso que adquirirá uma gravidade. Ele começará a sugar o universo em direção a ele. Sua vida ganha uma qualidade de magia.
~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.