!

!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Torre do Crescimento



     Uma torre começou a crescer no centro da cidade.
     No começo, ela era pequenininha e ninguém olhava para ela. Mas, depois que ela atingiu um tamanho considerável, ela começou a chamar atenção e então surtou e cresceu desenfreadamente.
     Ela não parava de crescer, parecia infinita. Ela tinha chegado tão alto, que atraiu a atenção dos pássaros do céu.
     Eles passavam por lá e observavam aquela torre, alta. Então, pousavam ali mesmo, para descansar nas alturas.
     Não havia nada tão alto como aquela torre em que eles pudessem pousar e repousar. Pousar naquela altura era então novidade para eles.
     Quando a torre já estava alta o suficiente, quando já estava atravessando as nuvens; uma placa surgiu na parte de fora dela, perto da base, e a placa convidava: "Venha, visite a torre, você descobrirá algo incrível."
     O pessoal da cidade começou a ficar muito curioso. Aquela torre era diferente, o que é que ela tinha?
     Então, um pouco apreensivos, os primeiros curiosos começaram a se aproximar e a entrar na torre.
     Meses depois, eles saíam de lá. Saíam com um brilho diferente no olhar; falando diferente, confiantes, sábios e maduros. As pessoas observavam aquilo e não podiam acreditar. O que aconteceu? Eles mudaram da água para o vinho!

     - O que aconteceu com vocês? - O pessoal perguntava.
     - Hum, nada demais - eles respondiam. - É a torre, ela é magica. Ela te transforma. Você amadurece.

     Eles estavam realmente diferentes. Até a voz deles estava diferente; estava morna, calorosa, ecoava com outro som e parecia música. Eles tinham uma nova presença e também tinham um novo sorriso, e alguns, antes de entrar lá, nem sorriam direito.
     Alguns ficaram com um pouco de inveja, e a inveja os fechou. Ficaram irritados, dizendo que eles eram impostores, que estavam fingindo e mentindo. Era uma pena, porque esses seres perderam a oportunidade de também se transformarem.
     Outros, ficavam interessadíssimos. Então perguntavam se podiam entrar na torre também.

     - É claro que pode - respondiam aqueles que se transformaram -, não há ninguém lá dentro para impedir. A torre é mágica. Ela cresce sozinha.

     Aos poucos, as pessoas começaram a entrar cada vez mais. Quanto mais pessoas entravam, ninguém sabia explicar o porque, mas elas demoravam menos tempo ainda para saírem transformadas. As primeiras demoraram anos; as outras, meses. Depois, quando entrou um grande grupo, demorou apenas algumas semanas.

     Com o tempo, muitas pessoas da cidade haviam sido transformadas.
     Então, essa transformação, que ocorreu particularmente dentro delas, começou a ser refletida também na cidade.
     As pinturas estavam mais belas, as músicas com um toque de vida maior e as paisagens, estavam exuberantes. A arquitetura, explodiu em beleza. A cidade também mudou então da água para o vinho.
     Mas o que havia dentro daquela torre? O que movia aquela torre? Ninguém sabia explicar. Não havia ninguém lá.


~ * Palavras que saíram da Boca * ~
.