!

!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A vida só é possível na insegurança - OSHO


     Cada pessoa cria uma determinada segurança psicológica, sem saber que a sua segurança é a sua prisão. As pessoas estão cercadas por todos os tipos de inseguranças, daí o desejo natural de criar proteção. Essa proteção torna-se cada vez maior à medida que você fica mais atento aos perigos pelos quais está passando. A sua cela na prisão vai ficando menor, você começa a viver tão bem protegido que a vida em si torna-se impossível.
     A vida só é possível na insegurança. Isso é algo muito fundamental para se entender: a vida em sua própria essência é insegurança. Enquanto você está se protegendo, está destruindo a sua própria vida. Proteção é morte, porque apenas aqueles que estão mortos nos seus túmulos estão absolutamente protegidos. Não há mais morte para eles. Tudo o que poderia acontecer já aconteceu. Nada mais vai acontecer.
     Você quer a segurança de um cemitério? Inadvertidamente, é isso o que todo mundo está tentando conseguir. Os métodos são diferentes, mas o objetivo é o mesmo. Dinheiro, poder, prestígio, conformidade social, pertencer a um rebanho - religioso, político -, fazer parte de uma família, de uma nação, o que você está procurando? Um medo desconhecido envolve você e você começa a criar o máximo de barreiras possíveis entre você e o medo. Mas essas mesmas barreiras vão impedir que você viva. Depois de entender isso, você vai saber o significado de sannyas. É aceitar a vida como insegurança, abandonando todas as defesas e permitindo que a vida se aposse de você. Esse é um passo perigoso; mas os que são capazes de dá-lo são imensamente recompensados, porque só eles vivem. Os outros apenas sobrevivem.

INTIMIDADE - Como confiar em si mesmo e nos outros.
OSHO


Palavras que saem da Boca ✿ ~