O Rei mandou seu filho - Arthur - à Torre Norte perguntar a Merlim o que ele queria dizer na última carta que enviou, quando alegou estar trabalhando com alquimia. Quando Arthur chegou lá, encontrou Merlim misturando duas poções diferentes, uma verde e uma vermelha... Elas tinham letras vagando por dentro.
- O que é isso? - Perguntou o menino.
- É alquimia, Arthur - Respondeu Merlim gentilmente.
- E o que significa essa mistura? - Perguntou apontando para os frascos.
- Hum... - pensou Merlim por um segundo. - A poção vermelha significa o amor. Quando misturo a poção vermelha com a verde (que significa o poder mágico), consigo uma substância azul capaz de transformar qualquer coisa em amor mágico.
- E como funciona? - Questionou Arthur.
- É simples - respondeu Merlim. - Da mistura, consigo um produto. Posso disponibilizar o produto a quem quer que esteja interessado na transformação. Como tenho uma fonte eterna de amor e magia, não é custo nenhum para mim extrair um pouco de cada líquido e fazer a mistura.
- Tendo a mistura em mãos - prosseguiu Merlim -, a transformo em qualquer coisa. Quem se apossar dessa coisa, quem fizer uso dela, sentirá o efeito da mistura transformando o seu interior. É simples assim, Arthur...
- Po, legal - confessou o menino. - E qualquer um pode usar o produto? Quero dizer... Não precisa de nenhum pré requisito?
- Precisa, sim - retrucou Merlim. - Precisa ter um coração, porque é lá que ocorre a alquimia. Como todo mundo tem um, podemos dizer que não precisa de pré requisitos.
- Entendi...
- Quer que eu escreva uma carta a teu pai, explicando? - Sugeriu Merlim.
- Ah, quero sim, por favor... Ei, Merlim, o que é isso? - Perguntou Arthur, curioso, apontando para um bolo de papéis em cima da mesa.
- Isso? - Devolveu Merlim suspendendo a pilha de papel. - Isso é um dos produtos de minha mistura. Foi o que levei mais tempo para fazer, é uma obra prima. É muito poderoso... Acredito ser capaz de transformar qualquer um. Estarei disponibilizando em breve. Acredito tanto no seu poder, que pretendo enviar também para os reinos do leste...