!

!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ninguém consciente do que faz é louco

Ninguém consciente do que está fazendo pode ser chamado de louco, por mais estranho que seja.

Agir de forma estranha não é loucura,
Falar de forma estranha não é loucura,
Falar coisas estranhas não é loucura;

          É somente ser fora do padrão. Se ser fora do padrão é a sua definição de loucura, tudo bem você pode me chamar de louco.  Eu ficarei muito feliz com o seu reconhecimento, pois saberei do que você tá falando.
          Para mim, ser louco é ser qualquer coisa que você não seja, ou querer ser qualquer coisa que não você. É preciso coragem para ser verdadeiro. O mundo pede que você não seja você, que você seja outra coisa. Ser verdadeiro pode exigir que você burle as regras do mundo inteiro, pois o mundo não é verdadeiro, a imagem não é verdadeira; é só um sonho. Quem vive de imagem achará você um estranho, e por isso você obedece. Mas só obedece quem é burro e quem faz parte do próprio jogo das imagens. Ninguém inteligente venderá sua liberdade, o preço é muito alto. É como dizer a um Deus: "seja um escravo!", e o Deus obedecer, escolhendo não ser mais Deus.
         A única coisa que pode se tornar louca é a mente. Se a mente não te controla, se você se tornou independente dela; você não pode ser louco a não ser que queira. A mente poderá enlouquecer, mas ela não tem mais domínio sobre você. Você pode até escolher entrar na loucura um pouquinho se quiser, mas pode sair a hora que bem entender.

O mundo criou um padrão,
Mas cada pessoa tem sua própria direção.
 
Ninguém pode dizer o que você deve fazer,
Então se não você,
quem será?


         Tem adulto que diz: "bom é ser criança", só que mais infantil que ele não há; pois se amadurecer saberá que ainda é a criança. E se se ver agindo como criança poderá dizer que está ficando louco, elogiando crianças e criticando loucos. Ao olhar com atenção para uma criança, entende-se que ela é completamente maluca feliz! A única diferença considerável entre um adulto e uma criança saudáveis, é que a criança não tem o discernimento para sua própria defesa. Para ela, os mais velhos sempre sabem mais do que ela. Se alguém mais velho lhe dizer: "Não chore, pare agora! Que coisa feia, todo mundo está te vendo chorar!", ela acredita nele, pois confia, e tenta obedecer. Nisso ela poderá estar se ferindo ainda mais profundamente. Uma pessoa madura no lugar da criança poderia dizer: "cuide de sua vida, pois da minha vida eu sei cuidar muito bem. Se eu estou chorando eu quero chorar, e não há nada de ruim nisso; eu não estou machucando ninguém. E além do mais, é absurdamente insensato dar conselhos a quem não te pede; e isto não é um conselho de amigo, isto é conselho de inimigo!".
          Gente mais velha pode ter mais conhecimento, mais isso não significa que tem mais sabedoria. As crianças já nascem mais sábias que muitos adultos, tanto que ja nascem sem medo, expressando suas emoções. Elas não pensam: "Eu não devo chorar, o que vão pensar de mim?". Elas choram porque é isso que elas têm agora, e isso as mantém permanentemente saudáveis. "Que saúde as crianças têm" diz um adulto.
          Repare em uma criança pequena: o pai está com ela no colo. Ele encontra com um amigo, e diz: "bebe, olha o joão! da um tchau pra ele!". Algumas crianças ficam só olhando, com cara de "quem é esse cara?". Outras viram o rosto. Algumas dão tchau animadas. Se ela não quer, ela não faz. Isso é inteligência, isso é coragem, isso é sabedoria.


Os que enlouquecem por vontade própria são a medicina do mundo.


~ * Palavras que saíram da Boca * ~