!

!

domingo, 30 de dezembro de 2012

Meditação do Florescer

Meditação do Florescer


          Outra forma de meditação, que deve servir muito bem com tagarelas, é: converse consigo mesmo ou com quem quiser; pegue uma folha de caderno e comece a conversar. Você não precisa estar com ninguém, converse com as pessoas mesmo não estando com elas. Faça perguntas a você, faça perguntas a elas; não precisa esperar resposta, apenas se expresse. Diga o que tem vontade de dizer e nunca disse, diga o que pensa delas, ou apenas tagarele; diga qualquer coisa. Você pode encontrar muito prazer nisso.
          Ninguém precisa de um psicólogo para se conhecer. Um psicólogo pode te confundir ainda mais, pois pode encher a sua cabeça de abobrinha; e já basta você ter que lidar com a melancia que você mesmo criou.
          Você não precisa de ninguém para dizer quem você é, e ninguém pode conhecer melhor você do que você mesmo. E você estará sempre se conhecendo, pois isso é um processo contínuo. Então, definir-se é um erro absurdo, e é isso que a psicologia e a maioria das pessoas faz. Elas te dão um nome, te dão uma forma. Dizem-te: você é assim, você é assado, isso é você.
          Mas você não pode ser nomeado, pois você não tem uma forma definida. Tudo bem que você possa se chamar Maria, se chamar João; mas não é disso que eu estou falando. Eu estou falando do que você é mais profundamente, da sua natureza. Se ela pudesse ser nomeada, o nome que mais se adequaria a ela seria inconstância, se fosse menina; e mutante, se fosse menino; mas eles estão dizendo a mesma coisa, pois você é um processo em constante mutação, em constante mudança. Como uma árvore; ela nunca é a mesma. Visite uma árvore em diferentes estações e você entenderá isso que eu estou falando. Às vezes ela tem flores, às vezes só folhas; e às vezes nem isso, só galhos.
          Uma pessoa que vive em verdade, ela não faz ideia alguma do que ela sentirá no próximo minuto; é sempre uma surpresa, é sempre uma novidade. Ela tem isso agora, mas olha! Já se foi. Não há nada de ruim nisso, pelo contrário, isso é maravilhoso. A vida se torna uma novidade constante, uma aventura; deixando de ser monótona. Quem sabe, sabe que o que vem a frente é sempre melhor do que o que ficou atrás.
          Mas para isso ser verdadeiro, a pessoa precisa viver realmente, muita gente só finge. Segura em um único galho e fica com medo de soltar. O galho apodrece, morre, se parte, e a pessoa continua agarrada a ele; isso leva consigo todo o crescimento e a beleza da vida.
          Uma árvore quando floresce é linda. O tempo vai passando, ela sente que é chegada a hora; solta seus frutos, suas folhas, suas flores, solta tudo o que envelhece e fica completamente despida. Como é corajosa! Aí novamente as folhas e flores começam a crescer e olha a novidade: ela não sabia que ficaria ainda mais bela do que no florescimento anterior! Isso a encoraja a não se apegar novamente e a saber deixar ir quando for chegada a hora e... Surpresa! Agora ela se encontra ainda mais bela do que nos dois florescimentos anteriores, e suas flores até ganharam cores que antes não existiam.
          Assim acontece também com uma pessoa que se rendeu aos caminhos da vida, e acontece com ainda mais beleza do que com a árvore; pois a árvore não tem consciência do que está acontecendo. Ela não pode observar suas flores crescendo, suas folhas caindo, seus galhos quebrando... Já você, você pode observar tudo isso e ainda mais! Pode observá-lo em toda a natureza! É tudo muito lindo.
          Essa observação interna, você observar o seu próprio processo de florescer, seu verão, seu inverno; tudo isso leva você a ter uma tremenda gratidão. Quanto mais o tempo passa, todo o processo vai ficando cada vez mais bonito e mais romântico; você não está fazendo nada, é tudo um presente! Mas para que isso aconteça você precisa estar aberto e ir se abrindo cada vez mais; pois isto também é um processo.
          Coragem é preciso para ir se tornando aberto, pois você era como uma pedra dura que está se tornando frágil e mole como uma flor; a mudança é chocante. Mas essa coragem só é necessária no começo. Depois que o processo começar a se desenrolar naturalmente, você começará a ficar tão maravilhado, que achará preciso muita coragem, ou melhor, burrice para voltar a se apegar a folhas secas.

A meditação não é o processo,
ela inclui os processos.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Poema O Cego que deseja Ver

O Cego que deseja Ver

Um cego é alguém que tem olhos mas não vê
E também é aquele que julga sem o saber
Por erro, acredita que existe autoridade
Sem enxergar que tudo isso é apenas fruto da vaidade

Sem a consciência, perdido, não sabe o que faz
O que julga, é aquilo, que sempre quer mais
Querer mais é a sua sempre constante
Com o nome de desejo, é uma constante variante

Nunca tem fim, pode demorar pra descobrir
Mas se descobrir, o querer agora é parar por aí
Só que ainda querendo continua desejando
Mas querer não-querendo aos poucos vai se parando

Posso ajudar você que deseja e não vê
Mas somente por mim nada posso fazer
Depende só de você e nunca de mim
Meu papel é dizer: vá em frente é seu fim!


http://palavrasquesaemdaboca.blogspot.com.br/

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Ninguém consciente do que faz é louco

Ninguém consciente do que está fazendo pode ser chamado de louco, por mais estranho que seja.

Agir de forma estranha não é loucura,
Falar de forma estranha não é loucura,
Falar coisas estranhas não é loucura;

          É somente ser fora do padrão. Se ser fora do padrão é a sua definição de loucura, tudo bem você pode me chamar de louco.  Eu ficarei muito feliz com o seu reconhecimento, pois saberei do que você tá falando.
          Para mim, ser louco é ser qualquer coisa que você não seja, ou querer ser qualquer coisa que não você. É preciso coragem para ser verdadeiro. O mundo pede que você não seja você, que você seja outra coisa. Ser verdadeiro pode exigir que você burle as regras do mundo inteiro, pois o mundo não é verdadeiro, a imagem não é verdadeira; é só um sonho. Quem vive de imagem achará você um estranho, e por isso você obedece. Mas só obedece quem é burro e quem faz parte do próprio jogo das imagens. Ninguém inteligente venderá sua liberdade, o preço é muito alto. É como dizer a um Deus: "seja um escravo!", e o Deus obedecer, escolhendo não ser mais Deus.
         A única coisa que pode se tornar louca é a mente. Se a mente não te controla, se você se tornou independente dela; você não pode ser louco a não ser que queira. A mente poderá enlouquecer, mas ela não tem mais domínio sobre você. Você pode até escolher entrar na loucura um pouquinho se quiser, mas pode sair a hora que bem entender.

O mundo criou um padrão,
Mas cada pessoa tem sua própria direção.
 
Ninguém pode dizer o que você deve fazer,
Então se não você,
quem será?


         Tem adulto que diz: "bom é ser criança", só que mais infantil que ele não há; pois se amadurecer saberá que ainda é a criança. E se se ver agindo como criança poderá dizer que está ficando louco, elogiando crianças e criticando loucos. Ao olhar com atenção para uma criança, entende-se que ela é completamente maluca feliz! A única diferença considerável entre um adulto e uma criança saudáveis, é que a criança não tem o discernimento para sua própria defesa. Para ela, os mais velhos sempre sabem mais do que ela. Se alguém mais velho lhe dizer: "Não chore, pare agora! Que coisa feia, todo mundo está te vendo chorar!", ela acredita nele, pois confia, e tenta obedecer. Nisso ela poderá estar se ferindo ainda mais profundamente. Uma pessoa madura no lugar da criança poderia dizer: "cuide de sua vida, pois da minha vida eu sei cuidar muito bem. Se eu estou chorando eu quero chorar, e não há nada de ruim nisso; eu não estou machucando ninguém. E além do mais, é absurdamente insensato dar conselhos a quem não te pede; e isto não é um conselho de amigo, isto é conselho de inimigo!".
          Gente mais velha pode ter mais conhecimento, mais isso não significa que tem mais sabedoria. As crianças já nascem mais sábias que muitos adultos, tanto que ja nascem sem medo, expressando suas emoções. Elas não pensam: "Eu não devo chorar, o que vão pensar de mim?". Elas choram porque é isso que elas têm agora, e isso as mantém permanentemente saudáveis. "Que saúde as crianças têm" diz um adulto.
          Repare em uma criança pequena: o pai está com ela no colo. Ele encontra com um amigo, e diz: "bebe, olha o joão! da um tchau pra ele!". Algumas crianças ficam só olhando, com cara de "quem é esse cara?". Outras viram o rosto. Algumas dão tchau animadas. Se ela não quer, ela não faz. Isso é inteligência, isso é coragem, isso é sabedoria.


Os que enlouquecem por vontade própria são a medicina do mundo.


~ * Palavras que saíram da Boca * ~

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Como se ver livre de doenças?



Há duas maneiras de você se tornar livre de doenças. Uma delas é ao mesmo tempo a cura e a prevenção: - a meditação. É importante verificar o real significado dessa palavra já que, assim como a palavra amor, veio adquirindo más interpretações com o passar do tempo.
A segunda maneira de se ver sarado de doenças são as medicações. O problema deste método é que ele não vai a raiz, não vai no "criador" do problema; e sim no problema em si. Através dele você se limita a se libertar do problema apenas temporariamente. Logo, logo, o "criador" irá criar outro problema e você se verá novamente tendo que retornar para as medicações. A meditação, diferentemente da medicação, vai diretamente à raiz do problema, destruindo a origem; o "criador". Sem o criador, não há mais criação, e você pode abandonar o tratamento, pois ele não fará mais sentido.
Tudo o que não é enfrentado no momento em que surge, volta para onde veio e fica em repreza. Muitos de nós passamos a vida inteira evitando cada emoção que julgamos desagradável - e até algumas agradáveis - apenas por medo do que possa acontecer. Isso nos leva a criar maneiras de fazer desvios que inconscientemente são irresistíveis, como comer ou pensar.
O nosso corpo tem uma inteligência própria. Ele sabe bem o que faz, e sabe bem o que faz mal; tanto que quando uma coisa negativa aflora, nosso corpo reage como quem diz: "opa! Tem algo errado aqui. Isto está me incomodando, isto não devia estar acontecendo, o que é isso?!". Quando temos esse choque, a nossa tendência é olhar para outro lugar; pois não queremos enfrentar, não queremos ver aquilo; no fundo sabemos que algo pode acontecer. O problema desta atitude é que - escapando do momento - a energia volta para onde ela veio e não circula.
Com o tempo, vamos ficando pesados e sobrecarregados. Como o corpo não tem a nossa colaboração para libertar esta energia, ele procura outros meios de liberá-la. Daí pode surgir doenças, distúrbios e até a insanidade.
Se você reconhece o que digo, se você - assim como muitos - evita a emoção assim que ela surge; fique atento, pois ela é reprezada. Alguns estão constantemente adoecendo: uma gripe aqui, uma virose ali, uma inflamação aculá... Eu acho isso até positivo, pois me parece que de alguma forma o corpo está liberando. Mas há aqueles que vivem escapando e ainda assim não adoecem, esses são duros como pedra! Creio que não fazem idéia da encrenca em que inconscientemente estão se metendo, pois a energia vai se tornando muito pesada, e vai procurar um meio de se soltar; podendo levar a coisas mais sérias, mais turbulentas, mais doentias.
Se você se identifica com isso não se preocupe, você vai morrer mais cedo do que imagina. Hehe, brincadeirinha. A meditação pode ser iniciada a qualquer hora, você não precisa nem parar para isso. Tudo depende de você. Você ainda pode começar a fazer algo novo agora mesmo: sempre que sentir as emoções surgindo faça algo COM elas e NÃO CONTRA elas. No começo pode ser um pouco difícil reconhecê-las, pois de tanto escapar, você perdeu a sensibilidade; e antes que possam ser expressas de forma consciente, elas precisam primeiro ser reconhecidas no momento em que surgem.
Sua mente pode ter se tornado muito rápida, e assim que a emoção desponta, ela é interpretada instantaneamente. Julgada boa ou ruim, e assim adquirindo nova forma. Como água passando num chuveiro elétrico: assim que ela o atravessa, imediatamente ganha outra temperatura, outra forma.
A meditação vai reduzindo aos poucos a energia do chuveiro elétrico, reduzindo essa variação na temperatura, até que a água passe por ela sem ser “filtrada”; e assim permaneça em sua forma natural. Ela irá aos poucos deixando a mente cada vez mais lenta, e mais lenta, abrindo espaço para o sentir, antes do interpretar. A mente é como um cachorro muito faminto: se você soltar um pedaço de carne em sua frente, ele vai avançar de vez sem nem ter tempo de cheirá-lo, ou ver com clareza do que se trata aquilo.
 A meditação vai ajudar a trazer a sua sensibilidade de volta, pois é sua natureza ser sensível. À medida que ela retornar, você poderá utilizar e expressar as suas emoções assim como faz uma criança - sem julgamentos. Quando começar a se expressar, você irá aos poucos colocando para fora e se sentindo cada vez mais leve; até que um dia você simplesmente comece a flutuar sem a gravidade te puxando para baixo. Eis alguns exemplos do que pode ser feito (são somente exemplos, você pode encontrar as suas próprias maneiras, talvez mais silenciosas):

  • Quando sentir raiva você pode:

  1. Pode gritar, se esperniar, pular, se remexer.
  2. Pode chutar, dar socos, tapas; em qualquer coisa, ou mesmo no ar.
  3. Pode arremessar travesseiros na cama, na parede.
  4. Pode rabiscar um papel, qualquer coisa, ou só rabiscos aleatórios.
  5. Pode se rebelar, fazer coisas que nunca te permitiram fazer: como riscar na parede, ou quebrar um copo de propósito. Isso além de jogar um pouco de sua raiva pra fora, pode te dar a sensação do que é a liberdade, por que vai estar fazendo algo  que nunca fôra permitido fazer sem saber a razão.
  6. Xingue! xingue o mundo inteiro! Em voz alta ou em papel - em papel serve bem pra mim, e não faz barulho. Você pode caprichar no palavriado pois não tem ningúem vendo, não tem ningúem ouvindo! Não julgue a si mesmo, você não está fazendo mal a ninguém; pelo contrário, está jogando fora o lixo. Xingue seu vizinho, seu amigo, seu inimigo, seus pais, seu marido, sua esposa, seus irmãos, seus primos, seus tios, seus cachorros, seu gato, o policial, o porteiro, o ladrão... Xingue todo mundo! As vezes quando você ta jogando a raiva fora (talvez mentalmente) em algúem, você descobre o que está por traz dessa capa. Xingue quem quiser, mande todo mundo pra porra! Pode ser até você mesmo! Não demorará e verá que tem uma certa alegria nisso, você parece estar brincando - estranho né? Você pode se supreender ao descobrir: "caraca... eu posso fazer isso, ninguém está me julgando...".


  • Quando sentir tristeza você pode:
  1. Pode se isolar, ficar sozinho; se tornar mais silencioso.
  2. Pode se deitar com você mesmo como faria acompanhado.
  3. Pode se tornar mais amoroso, mais dócil, mais tolerante consigo.
  4. Pode fazer poesias, compor, escrever, desenhar.
  5. Pode se aprofundar na meditação.




A tristeza parece algo mais natural, como se ela mesmo nos guiasse. A raiva também, mas descobri que com a raiva da para brincar, para se “divertir” de certa forma; talvez com a tristeza também dê. Em qualquer caso, quando agente se entrega a elas, ambas carregam uma riqueza.
Eu sei que pode ser estranho falar que a tristeza é bela, mas se você entrar um pouco dentro dela, verá que ela te enriquece bastante; talvez até mais do que qualquer outra emoção. Ela poderá te trazer poesia, meditação, calma, receptividade, abertura, amor; pode tornar um poeta mesmo aquela pessoa que jamais havia experienciado algo que pudesse ser chamado de sensível. Um dia ele simplesmente se vê cantando, admirando, escrevendo poesias, amando.
É importante saber que não há mal em nenhuma emoção, e é muito difícil prevê-las; mas todas vêm trazendo suas próprias bênçãos e sua própria riqueza, então porque escolhê-las? Quanto mais as vive, mais rico se torna. Enquanto nega suas próprias emoções, você é como um rico se tornando um mendigo, ou como um rio secando sem água: "acabou a riqueza, tenho que buscá-la".


☼ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ♫ ~ ☼



~* Palavras que saíram da Boca.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Poema Desejo, o que ele parece?

Desejo, o que ele parece?
 
<~~>
 
Vou te contar como o desejo é:
É como ter um espinho encravado no pé.
Sem ter uma pinça pra poder retirar,
Você passa o dia inteirinho a se coçar.
 
Desejar é como querer ver o próprio cotovelo,
Prometendo só parar quando conseguir vê-lo;
Ou como tentar pegar bolhas de sabão,
Ou segurar água com a ponta das mãos.

E se você parar pra ver poderá perceber,
que o desejo é só você dando voltas em você.
Desejando você pega um barco e segue para alto mar,
procurando o fim deste redondo lugar.

E se decidir parar no meio do caminho,
Descobrirá que tu eras apenas um menino;
Que de olhos vendados buscava se encontrar,
Mas que agora com a descoberta,
Faltam até palavras para o que sente expressar.

 

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Tratamos os outros como tratamos a nós mesmos


Se você reprime a si mesmo, irá reprimir o outro.
Se você critica a si mesmo, irá criticar o outro.
Se você não está satisfeito em ser como é, não se contentará com o outro da forma que ele é.
Se você controla a si mesmo, irá controlar o outro.
Se você tem apego a "si mesmo" e às "suas coisas", será apegado aos "outros" e "suas coisas".

Da mesma forma:


Se você da liberdade a si, dará liberdade ao outro.
Se você respeita a si mesmo, respeitará o outro.
Se você está satisfeito consigo, estará satisfeito com o outro.
Se você não deseja mudar, não desejará que o outro mude.
Se você não está apegado a si mesmo, não estará apegado ao outro.



         No fim, você trata o outro assim como trata a si mesmo, pois não há muita diferença. O quedentro de você é o que rege os pensamentosas ações, tanto em direção a si, quanto na direção do outro. Então, enquanto não tem amor por si, enquanto não tem essa qualidade interna - não terá pelo outro.
         Tudo isso é inconsciente. Até que você se torne consciente, tudo bem, você pode negar. Mas se você trazer sua inconsciência à luz, verá o que eu to dizendo.
         Se você quiser aprender um pouquinho sobre si mesmo, observe o modo com que você trata as pessoas e depois procure ver em que ponto você trata a si mesmo da mesma forma. Por exemplo: se você tem o hábito de achar certas pessoas "fodas", isso é orgulho. Olhe para você e verá diversas formas com que esse orgulho interfere na sua própria vida. Isso é um exemplo simples, pois sei que muita gente vai se identificar com isso, mas se você procurar, encontrará coisas mais sutis.


Livre-se de si mesmo e se livrará do mundo inteiro!
Encontre a si mesmo e encontrará o mundo inteiro!
Cuide de si mesmo e cuidará do mundo inteiro!
~~~


~* Palavras que saíram da Boca.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Poema Eterno Sonhar

Eterno Sonhar



Agora sei que não é preciso sonhar
O sonho acontece não é preciso imaginar

Os desejos vão parando
Melhor que isso só se faz imaginando

Vivo a cada dia na incerteza da certeza
Como um pássaro que é rico na plenitude da pobreza

Para compor poemas não precisa ter pressa
A pressa só é amiga de quem não escolheu ceder à vida

Caminhando junto ao canto que não se preve e assim não tem espanto

A cada passo um novo dado,
e o resultado...
Não existe, pois nunca está acabado.

 
 

Venceu o caminho

Venceu o caminho...

 
  • Quem reconhece a instabilidade das coisas; vendo agora mas não sabendo se verá depois, sentindo agora mas não sabendo se voltará a sentir depois.
  • Quem reconhece a inutilidade de buscar experiências, sabendo que não é ele que faz acontecer, mas que acontece a ele sem nem ele prever.
  • Quem sabe que é sábio, mas que se ele mesmo procurar não saberá disso.
  • Quem nunca tem certeza, mas não duvida da incerteza.
  • Quem mesmo sem saber o que, sabe que tudo vai acontecer.
  • Quem já desistiu da caminhada, pois viu que prossegue e não caminha. Caminhava pra frente, andou pra traz, e abandonou.  Procurou e não achou, buscou e se decepcionou, se perdeu e se encontrou.
  • Quem deseja mas não almeja, descansando sem cansar e trabalhando sem descansar. Vivendo sem esperar e decidindo sem pensar. Às vezes chora sem um porque, mas dentro disso está sua simples razão de ser. Esse enxerga sem ver o que sabe.
  • Quem está sempre no mesmo lugar, amando ou sem amar; no prazer ou  no pesar. Fazendo calor ou frio; em casa em qualquer lugar.
  • Quem foge sem julgar; quem vive sem prever; quem espera pela ação, pois vive em não-ação.
  • Quem age sem se mover; quem não se move por saber; quem se perde pra achar; quem não escolhe por amar.

E a dúvida não existe, pois dentro do caminho a dúvida não passa de um espinho que te toca apenas para te fazer enxergar a rosa.
 




sábado, 22 de dezembro de 2012

Poema O Caminho

O caminho

~ Venceu o caminho
          quem não tem previsão
~ Venceu o caminho
          quem espera pela ação

          ~ Venceu o caminho
                    quem é tão delicado quanto flor
          ~ Venceu o caminho
                    quem vive apenas pelo amor


                    ~ Venceu o caminho
                              quem não culpa o irmão
                    ~ Venceu o caminho

                              quem aprende o que é perdão

                              ~ Venceu o caminho
                                        quem não foge sua guerra
                              ~ Venceu o caminho
                                        quem não sabe o que te espera

                                        ~ Venceu o caminho
                                                  quem reconhece a ilusão
                                        ~ Venceu o caminho
                                                  a quem só resta a não-ação

                                                   ~ 
Venceu o caminho
                                                            quem não tem medo do que pode acontecer

                                                   ~ Venceu o caminho

                                                            quem não tem medo do medo de ser

                                                            ~ Venceu o caminho
                                                                      quem não reclama de seu espinho
                                                            ~ Venceu o caminho
                                                                      quem no espinho vê seu destino


                                                                      ~ Venceu a batalha
                                                                                quem não luta pela guerra
                                                                      ~ Venceu a guerra
                                                                                quem em paz se torna alerta

                                                                                ~
Venceu pelo amor
                                                                                          quem aceita a sua dor

                                                                                ~
Venceu sua dor
                                                                                          quem descobriu o que é amor





No caminho não se anda sozinho - Só descobre quem se torna o seu destino.
No caminho não existem tais espinhos - O espinho já faz parte do caminho.

Quem não sabe onde vai chegar - Esse já aprendeu a caminhar.
Quem aprendeu a caminhar - Sabe bem que vai chegar.


~* Palavras que saíram da Boca *~

O Tesouro e o Pirata

     O Tesouro e o Pirata


         Os piratas estão em todo lugar. Eles vestem roupas grossas, belas, e se acham melhores do que os que não têm nenhuma vestimenta. São tão bons em disfarces que até mesmo eles esquecem quem são; sendo assim, é difícil identificar um autêntico pirata; mas a essência, que vive a buscar o tesouro, não os esconde.
          Quem carrega o tesouro não pode dormir, pois qualquer deslize fará com que surja o pirata. É bom se lembrar de que o pirata não é culpado, pois assim como o faminto precisa de comida, o pirata tem fome de mais.
         Eu teria um prazer enorme em avisar aos piratas que eu encontrei o tesouro quando parei de procurar em terras alheias. Sim, eu também já fui um pirata, mas hoje sou rico. Encontrei em minha própria terra todas as moedas de ouro de que precisava, tava tudo escondido lá. Desde que descobri isso, tive de abandonar o meu papel; o pirata é pobre, e à medida que ele se torna rico, ele tem que deixar de ser pirata.


 
          Em toda terra de pirata, há muito ouro escondido no subsolo e o pirata que descobre isso se torna rico. Quem vive procurando em solo alheio não tem a oportunidade de realizar essa descoberta, e quem descobriu - agora rico - avisa a seu amigo sobre a existência do ouro. Piratas só escutam piratas, mas um pirata que sabe que é pirata pode escutar alguém que deixou de ser um pirata. No entanto, é muito difícil para um pirata acreditar que é rico quando tudo que ele observa a sua volta são piratas, piratas, e mais pobres piratas.
         Por sorte, existem e sempre vão existir piratas curiosos e com coragem suficiente para abandonar sua própria viagem e fincar a pá em seu próprio solo, afim de descobrir o que há ali. De qualquer forma ele não deve se preocupar muito, pois se nada encontrar, ele poderá voltar a ser um pirata. A verdade é que todos os piratas que cavaram e que persistiram, até o fundo... se tornaram ricos.
         Tudo depende do pirata. Em toda terra de pirata há um tesouro escondido sobre seus pés, talvez no único lugar em que o pobre mendigo nunca procurou.










(Pirata é todo aquele que não possui e quer possuir)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Você descobre o mundo todo

Se cada um pensar em si, seremos todos felizes.
     Não há tempo para brincar enquanto se está olhando para outro umbigo, e pensar no outro com o tempo se torna doentio. O outro nunca é aquilo que você pensa, e dessa forma você sempre estará em conflito com o que você pensa que a pessoa é - ou deve ser -, e o que ela é de fato.
     A vida te fez de uma forma, e outro da forma dele, da forma que é melhor pra cada um ser com tudo, ou da forma que a vida demanda que cada um seja.  Se você sabe sobre si mesmo, saberá que foi feito da forma que deve ser, e saberá que o outro também foi feito da forma que ele deve ser. Então, se você não julga a si mesmo, pois entendeu que você é como deve ser, parará de julgar o outro.
     Pensar em si é buscar em si a razão das coisas, e não no outro, pois descobrindo a si mesmo, você descobre o mundo todo.

(Descobrir -> Retirar aquilo que te cobre. Quem evita se expor, nunca se descobre, pois quem evita, é o próprio cobertor).
 
 
 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Meditação é não-escapista. OSHO

        O homem que vive no futuro tem uma vida falsa. Não vive realmente, apenas finge viver. Ele espera viver, deseja viver, mas nunca vive. E o amanha nunca chega, é sempre hoje. O que quer que aconteça é sempre aqui e agora, e ele não sabe viver no aqui-agora; só sabe como escapar do aqui-agora. O modo de escapar é chamado de "desejo", tanha - essa é a palavra de buda para para designar uma fuga do presente, do real para o irreal.
        O homem que deseja é um escapista.
       Ora, isso é muito estranho, pois os meditadores que são considerados escapistas. Isso é um completo absurdo. Somente o meditador não é considerado escapista, todas as outras pessoas o são. "Meditação" significa "sair do desejo", "sair dos pensamentos" e "sair da mente". "Meditação" significa "relaxar no momento", no presente. A meditação é a única coisa do mundo que não é escapista, embora seja considerada a coisa mais escapista. As pessoas que condenam a meditação sempre a condenam usando o argumento de que é uma fuga, uma fuga da vida. Elas estão falando bobagem, não sabem o que estão dizendo.
        A meditação não é uma fuga da vida, é uma fuga em direção à vida. A mente é fuga da vida, o desejo é fuga da vida.
 
 
"Meditação: a fonte da felicidade e da juventude." OSHO


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A Terra Encantada

.♂♀~♫~♥~☺~ !.~ - A Terra Encantada - ~.!~☺~♥~♫~♀♂.


     Vivendo em terra de gigantes, a criança pequena não consegue se comunicar. A voz  das gigantes é alta e suas ações servem apenas para se tornarem maiores ainda. A pequena criança fica confusa, pois ningúem é, nem quer ser, pequena igual a ela. Então se sente deslocada. Se ela vier falando pequenês, as grandes percebem que podem diminuir de tamanho e reagem em defesa. Essa reação é sempre agressiva. A pequena criança fica sem ter com quem conversar, ficando então desorientada. Sua única saída é procurar o pai, a menor de todas as crianças.
     No seu caminho, a pequena se depara com outras crianças pequenas que brincam de ser grandes. A pequena criança sabe que essa brincadeira é perigosa, pois sabe que não deve almejar ser maior do que é. Ela tenta da forma que pode alertar sua amiguinha, mas ela percebe que poucas amigas acreditam em contos de fadas, mas por outro lado insistem nos contos dos gigantes.
     O lar das pequenas crianças é a Terra Encantada. Quem vive lá sabe que os gigantes moram no vale sombrio. Como eles nunca saíram da toca, eles não conseguem acreditar que exista essa tal Terra Encantada da qual os pequenos tanto falam.
     As pequenas não querem morar na Terra Encantada sozinhas, pois não têm com quem brincar. Então elas tomam coragem e entram no vale sombrio, na esperança de encontrar outras crianças perdidas.
     Na Terra Encantada - hoje - não se vê muitas crianças, mas o pai está sempre por lá. Ele não pode sair, pois deve ficar sempre pronto a receber novas crianças, inclusive umas que acidentalmente caem por lá. O pai manda as crianças prontas para o vale sombrio em missão de busca, mas as deixa com o fone ligado, pois se sentir que entrarão em perigo, ele as chama de volta ao lar.
     No vale sombrio há muita escuridão e as pequenas crianças brilham no escuro. Isso assusta os gigantes, pois sentem medo da luz. Eles não sabem o que é essa luz, e não entendem porque esta coisa parece machucar tanto.
     Alguns gigantes vão além dessa dor e conseguem ver a beleza da luz. Curiosos, enfrentam seus medos, e se aproximam lentamente das pequenas crianças afim de descobrir o que é esta luz que tanto as ofusca. ( - A Luz que Ofusca - )
     Ao se aproximarem, descobrem que a luz não veio para machucá-las, mas veio para que eles descubram que também têm a luz, e que é boa, mas que é preciso ir a Terra Encantada para buscá-la.
     A pequena criança, feliz em ter encontrado um novo amigo, retorna com ele ao lar para que este aprenda o caminho. O gigante quando chega a Terra Encantada, descobre muita coisa que antes não sabia existir, e também fica encantado. Mas como ainda é grande, fica ao lado do pai até que comece enxergar como os pequenos. Este é um momento muito delicado, a grande criança tem que desaprender muita coisa que aprendeu no vale sombrio até poder carregar a luz. Quem sabe até volte ao vale afim de levar a boa nova aos seus ex companheiros, que talvez no começo o estranhem, e se afastem com medo da luz.
     O pai sempre conta às criancinhas que um dia elas verão a Terra Encantada cheia de crianças, com as quais poderão brincar em paz, sem ter de se preocuparem em voltar ao vale.


 





 
 ~ * Palavras que saem da Boca *~

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Poema O Nascer da Flor

O Nascer da Flor
 
 
 
Florzinha bonita nascida na selva
que espalha sementes por toda a terra.
Em alguns solos produz em outros ela seca
a vida é assim mas quem sabe espera.

O começo é escuro e a descida é um pulo
procurando um jeito de sair do muro.
É difícil ouvir, pois não pode resistir
o cimento foi dado para na terra construir.

Alguns que escutam se descobrem imundo
chorando sem rumo num buraco profundo.
O pisca-pisca da luz eventualmente conduz
de momento a momento ao acêitar da cruz.

Confiança na vida se torna crescida
mostrando que é ela quem dêfine a pista,
e que também é ela quem pinta na tela

um canto inocente a nossa espera.

 

domingo, 2 de dezembro de 2012

O que está errado conosco?

     O primeiro passo que devemos dar é assumirmos para nós mesmos que não sabemos viver. No fundo, todos nós sabemos que existe um erro, que algo não está certo. Podemos enxer o peito de orgulho e dizer que nossa vida é perfeita, mas não podemos passar a vida inteira negando a verdade. Se iludir machuca, pois a verdade não se esconde, pra onde caminhamos, ela caminha conosco.
     Assumindo para nós que nossa vida atual é de certa forma "um erro", nasce a possibilidade de que um desejo verdadeiro de saber viver surja em nossos corações, antes disso eu não vejo como.
     Todos nós andamos sobrecarregados, nunca satisfeitos, inquietos, preocupados, agoniados, com dores de cabeça. Vivemos adiando os problemas, adiando compromissos, procurando motivos pra sorrir, correndo contra o vento, lutando contra a solidão, completamente perdidos no tempo. Não parece que algo está errado?
     Olhemos o reino animal do qual somos parte, são sempre receptivos, completamente aceitos no momento, parecem sempre vivos. E as crianças novinhas, parece que há uma mágica em seu viver. Não andam tensas, não andam atraz de razões para sorrir. Elas simplesmente sorriem levemente, brincam, se divertem com a imaginação. Porque nós, que somos considerados unanimamente a evolução das espécies, quanto mais crescemos, mais parecemos estar menos vivos? Mais tensos? Mais preocupados? Mais doentes? Mais carentes? Olhe fundo nessa questão... não parece haver algo errado? Um gato, quanto mais velho, mais aparenta estar em paz.
     Há em nós uma necessidade de demonstrar felicidade. Porque? Pare pra pensar... se todos fossemos felizes, o que creio que deveriamos ser, haveria necessidade de usar a alegria como forma de vaidade? Não é claro que o "querer se mostrar feliz" é só um sinal de quanto o mundo carece desta qualidade? É como se, ser feliz, te torna-se diferente! Mais bonito!
     Onde está o erro? Porque ninguém se questiona? O que está acontecendo? Alguma coisa mudou de dois mil anos pra cá?

 

sábado, 1 de dezembro de 2012

A Nova Ordem

A Nova Ordem é Caos




Eu sou o terror da terra dos homens! Carrego no peito o semblante do caos!
Muitos me chamaram de salvação, mas não entenderam que minha função é destruição.
Venho com toda a fúria da terra, destruir tudo que em meu nome fizera.
Raça de mentirosos! O meu trabalho é silente, só pode me ouvir aquele que não mente.
Todos tem a semente. Atente ao perigo, só pode me ouvir aquele que é amigo.
Mais forte que terremoto e mais astuto que homem matador.
Venho da fonte, e pela fonte sou destruidor.
Não venho libertá-los, pois assim não irão reconhecer. Eu venho podá-los, força-los a crescer.
Então escutem o que eu digo, e não me julguem com o umbigo.
Venho lhes dizer que vocês não são mendigos.
Não venho trazer a ordem, pois a ordem é caos. Vocês que escolheram, alimentaram o mal.
Então escutem minha palavra, e ouçam com o ouvido. Eu vou desfazer quem por mim não foi movido.
Atente a você que ouve em oração, eu não sou ordem, eu sou destruição.
Venho construir uma nova ordem de guerreiros. Minha doutrina é caos, o desfazer no espelho.
Através da dor lhes trarei profundidade, não se engane, minha doutrina não é vaidade.
A séculos ensino o caminho. Alguns ouvem, outros ainda são menino.
Você que escuta e sabe do que falo, fique ligado pois me perde em um estalo.
Sou rápido como o vento, e pego despreparado aquele que não tá atento.
Não venho por palavras, pobre daquele que diz que por mim fala.
Atenção você que busca a atenção, não sou ordem, sou caos, destruição.
Guerreiro aquele que escuta o conselho, que busca a mim se olhando no espelho.
São muitas faces que te cegam a visão, assim não entro pois haverá distorção.
Me ouçam aqueles que prestam atenção. Eu não sou ordem, nem nome. Sou caos, destruição.


Acordem guerreiros! está na hora! Ressuscitem! Se olhem no espelho e descubram...
Quem são vocês?!



 ~ * Palavras que saíram da Boca * ~

Versos A Busca

Um busca se iluminar,
Outro busca fazer algo,

talvez o mundo transformar.
Esse busca agradar,
e o outro uma maneira de poder criar.
Aquele busca ser entendido,
O que se mostra é sempre um mais exibido...

Oh meu Deus!
São todos eu!










"Na meditação, toda forma de busca deve chegar a um fim."
 
Krishnamurti
 


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

[Vídeo] Krishnamurti, em verdade