Ramana Maharshi:
("Aos dezessete anos, atingiu a experiência profunda do verdadeiro Eu superior, sem a orientação de um guru, daí em diante, consciente da sua identidade com o Absoluto em todos os momentos.)
- Então, o que o devoto precisa fazer?
"Basta viver segundo as palavras do Mestre e realizar um trabalho interior. O Mestre encontra-se tanto "dentro" como "fora"; portanto, cria condições para levá-lo ao interior e, ao mesmo tempo, prepara o "interior" para atraí-lo ao Centro. Assim, ele lhe dá um empurrão de "fora" e um puxão de "dentro", a fim de que você possa fixar-se no Centro.
Você acredita que o mundo pode ser conquistado pelos seus próprios esforços. Quando se sente frustrado exteriormente e se vê atraído interiormente, você pensa "Oh! Existe um Poder Superior ao homem!"
O ego assemelha-se a um elefante fortíssimo que só pode ser controlado pela força de um leão; nesse caso, o Guru, cujo simples olhar faz o ego do elefante tremer e morrer.
No devido tempo, você perceberá que sua glória brota quando você deixa de existir. Para alcançar esse estado, é preciso entregar-se. Então, o Mestre perceberá que você se encontra no estado propício à liderança e irá guiá-lo."